terça-feira, 23 de março de 2010

-Worms

Como se espalham os worms e outros vírus?

Os vírus, e alguns worms, só se podem propagar quando o utilizador abre ou executa um programa infectado.

Muitos dos vírus mais perigosos foram inicialmente espalhados através de anexos de correio electrónico - os ficheiros que são enviados juntamente com uma mensagem de correio electrónico.

Normalmente, pode verificar se a mensagem de correio electrónico possui um anexo, uma vez que verá um icone de um clip de papel que representa o anexo e inclui o respectivo nome. As fotografias,cartas redigidas em Microsot Word e mesmo as folhas de cálculo do Excel são alguns dos tipos de ficheiros que poderá receber todos os dias através de correio electrónico. Um vírus é lançado quando abre um anexo de ficheiro infectado (normalmente deve fazer duplo clique no ícone de anexo para abrir um documento ).

Conselho: Nunca abra nada que esteja anexado a uma mensagem de correio electrónico, a não ser que estivesse à espera do ficheiro anexo e que conheça o conteúdo exacto desse ficheiro.

Se receber uma mensagem com um ficheiro anexo de alguém que não conhece, deverá eliminá-la de imediato. Infelizmente, por vezes também não é seguro abrir anexos enviados por pessoas que conhece. Os vírus e worms conseguem aceder aos dados dos programas de correio electrónico e enviar-se para todos os contactos do seu livro de endereços. Como tal, se receber uma mensagem de alguém com um texto que não compreende, ou um ficheiro que não esperava, contacte a pessoa e confirme qual é o conteúdo do ficheiro anexo, antes de o abrir.

Outros vírus podem propagar-se através de programas que transfere da internet, ou através de disquetes e discos infectados com vírus emprestados entre amigos, ou mesmo adquiridos em lojas. Estas formas de contaminar um sistema com um vírus já não são muito comuns. A maior parte das pessoas apanham os vírus quando abrem e executam anexos de correio electrónico desconhecidos.
Como posso saber se tenho um worm, ou outro vírus?
Quando abre e executa um programa infectado, poderá não notar que infectou o seu sistema com um vírus. O seu computador pode tornar-se mais lento,parar de reagir, ou desligar-se e reiniciar constantemente. Por vezes, um vírus ataca os ficheiros de que
necessita para iniciar o computador. Neste caso, depois de premir o botão para ligar o computador,o que acontece é que o computador nunca chega a arrancar.
Todos estes sintomas são sinais típicos de um computador infectado - embora possam também ser provocados por problemas de equipamento, ou software, não relacionados com virus .
Tenha cuidado com mensagens que avisam que enviou correio electrónico que continha um virus. Isto pode significar que o vírus utilizou o seu endereço de correio electrónico como semdoo remetente de uma mensagem infectada. Isso não significa necessariamente que o seu computador tenha um vírus. Alguns vírus têm a capacidade de forjar endereços de correio electronico.

Sem comentários:

Enviar um comentário